Nos últimos anos, "construção naval de precisão" e "construção naval rápida" se tornaram as principais tendências no desenvolvimento da indústria de construção naval, e a tecnologia de máquinas de corte a laser se desenvolveu rapidamente, representando mais de 70% de toda a indústria de processamento a laser. A indústria de construção naval é baseada principalmente em matérias-primas de chapas de aço, e o uso de materiais de chapas de corte a laser encurta muito o ciclo de produção e reduz os custos em comparação com a tecnologia de processamento anterior das máquinas de perfuração. Depois de usar a máquina de corte a laser para cortar a tolerância de montagem, o fenômeno de corte no local é eliminado, o desperdício de mão de obra e material é reduzido, a velocidade de montagem da estrutura é significativamente acelerada e a qualidade da montagem é significativamente melhorada.
Atualmente, os métodos de corte de peças de placas de casco na indústria de construção naval usam principalmente corte por chama, corte a plasma, cisalhamento e dobra e corte a laser. Os anteriores têm muitas deficiências em comparação com o corte a laser. No campo da construção naval, o corte a laser evita a ocorrência de qualidade de corte desigual, definindo uma tolerância de corte na placa para garantir a folga de montagem quando o plasma está cortando a placa e aparando-a manualmente. Reduzindo assim a carga de trabalho de montagem, o ciclo de montagem, o desperdício de custos de material e mão de obra.

A placa de aço naval cortada a laser tem boa qualidade de corte, boa verticalidade da superfície de corte, sem escória, camada fina de óxido, superfície lisa, sem necessidade de processamento secundário, pode ser soldada diretamente e tem pequena deformação térmica, alta precisão de corte de curva , e coordenação reduzida de horas-homem para obter corte sem barreiras de placas de navios de alta resistência. As máquinas de corte a laser serão aplicadas em mais empresas de construção naval no futuro, e as máquinas de corte a laser de alta potência serão a tendência futura.