Como verificar o desempenho da máquina de corte a laser

- 2023-02-06-

XT Laser-máquina de corte a laser

Como verificar o desempenho das máquinas de corte a laser é um problema para a maioria dos clientes que compram ou planejam comprar máquinas. Quais aspectos devemos verificar a qualidade da máquina de corte a laser? Geralmente, é dividido em cinco aspectos.


1. O corte deve ser liso, sem listras e fratura frágil. Quando a máquina de corte a laser de metal corta chapas grossas em alta velocidade, o metal fundido não aparecerá na incisão abaixo do feixe de laser vertical, mas será pulverizado por trás do feixe de laser. Como resultado, linhas curvas são formadas na aresta de corte, que seguem de perto o feixe de laser em movimento. Para corrigir este problema, a máquina de corte a laser da Xintian Laser reduz a velocidade de avanço no final do processo de corte, o que pode eliminar bastante a formação de linhas.

2. A largura da fenda é estreita, principalmente relacionada ao diâmetro do ponto do feixe de laser. De um modo geral, a largura de corte da máquina de corte a laser para metal não afeta a qualidade do corte. A largura de corte tem um impacto importante somente quando um contorno particularmente preciso é formado dentro da peça. Isso ocorre porque a largura de corte determina o diâmetro interno mínimo do perfil. Com o aumento da espessura da chapa, a largura de corte também aumenta proporcionalmente. Portanto, a mesma alta precisão deve ser garantida. Não importa quão grande seja a largura de corte, a peça de trabalho deve ser constante na área de processamento da máquina de corte a laser.

3. A perpendicularidade da fenda é boa e a zona afetada pelo calor é pequena. De um modo geral, as máquinas de corte a laser de metal se concentram principalmente no processamento de materiais abaixo de 5 mm, e a verticalidade da seção transversal pode não ser o fator de avaliação mais importante, mas para corte a laser de alta potência, quando a espessura do material processado excede 10 mm , a verticalidade da aresta de corte é muito importante. Ao sair do foco, o feixe de laser divergirá e o corte se expandirá para cima ou para baixo de acordo com a posição do foco. A aresta de corte se desvia vários milímetros da linha vertical. Quanto mais vertical for a aresta, maior será a qualidade do corte.

4. Sem queima de material, sem formação de camada fundida, sem grande formação de escória. A escória da máquina de corte CNC a laser para metal é refletida principalmente nos depósitos e rebarbas da seção. A deposição de material ocorre devido a uma camada especial de líquido oleoso na superfície da peça de trabalho antes que o corte a laser seja derretido e perfurado. A gaseificação e vários materiais não precisam ser soprados e cortados pelo cliente, mas a descarga ascendente ou descendente também formará sedimentos na superfície. A formação de rebarbas é um fator muito importante para determinar a qualidade do corte a laser. Como a remoção de rebarbas requer trabalho adicional, a severidade e a quantidade de rebarbas podem determinar diretamente a qualidade do corte.

5. Conduza a galvanoplastia áspera na superfície de corte, e o tamanho da rugosidade da superfície é a chave para medir a qualidade da superfície de corte a laser. De fato, para a máquina de corte a laser de metal, a textura da seção de corte tem uma relação direta com a rugosidade. A textura da seção com baixo desempenho de corte levará diretamente a uma maior rugosidade. No entanto, considerando as diferenças nas causas dos dois efeitos diferentes, a qualidade de processamento da máquina de corte de controle numérico a laser de metal é geralmente analisada separadamente. A peça de corte a laser formará uma linha vertical. A profundidade da linha determina a rugosidade da superfície de corte. Quanto mais clara a linha, mais suave o corte. A rugosidade não afeta apenas a aparência da aresta, mas também afeta as características de atrito. Na maioria dos casos, é melhor minimizar a rugosidade, portanto, quanto mais leve o grão, melhor a qualidade do corte.