Como resolver o problema da rebarba da máquina de corte a laser de metal

- 2023-02-20-

XT Laser-máquina de corte a laser

Existem muitas aplicações da máquina de corte a laser no processamento de materiais metálicos. Devido à sua alta eficiência e alta qualidade de corte de produtos acabados, tornou-se a configuração padrão da estação de processamento de chapas metálicas. A máquina de corte a laser de metal é o maior mercado na indústria de máquinas de corte a laser.



No entanto, quando alguns clientes usam corte a laser, há muitas rebarbas nas superfícies frontal e traseira do submaterial. Essas rebarbas não afetarão apenas a eficiência do trabalho da equipe de produção, mas também precisarão injetar mais recursos humanos para participar da retificação das arestas, que é demorada e trabalhosa.

Quando esta situação ocorre, não é o problema da máquina de corte em si como as pessoas pensam, mas a operação inadequada.

No processo de processamento de placas, a pureza do gás auxiliar da máquina de corte a laser e a configuração dos parâmetros de dados do processo de corte afetarão a qualidade do processamento.

Então, qual é a rebarba?

Na verdade, a rebarba são as partículas residuais fundidas e solidificadas na superfície dos materiais metálicos - a energia gerada pelo feixe de laser focalizado na superfície da peça de trabalho vaporiza e expulsa a escória.

Devido à operação subsequente inadequada, a substância fundida não foi removida a tempo e "pendurada na parede" na superfície do submaterial.

1. Gás auxiliar -- pressão e pureza

O gás auxiliar tem a função de soprar a escória na ranhura de corte na superfície da peça de trabalho depois que o material no traço de corte do submaterial é derretido. Se o gás não for utilizado, a rebarba será gerada após o resfriamento da escória.

Portanto, a pressão do gás deve ser suficiente e apropriada (muito pequena para limpar com sopro - adesão, corte; muito grande para derreter - grão de seção grande, sarja). A pressão varia com a placa, e a pressão adequada pode ser encontrada através do teste de impermeabilização.

Além disso, o gás auxiliar deve ser puro, o que leva à redução da velocidade da cabeça do laser que corre na superfície da peça de trabalho (o gás auxiliar não pode produzir reação química suficiente com o submaterial 100%),

A velocidade torna-se lenta e a incisão é grosseira ou mesmo não pode ser cortada.

Além disso, de acordo com a consulta de dados relevantes, a lei de alteração apropriada da pressão de ar auxiliar é: quando oxigênio (gás auxiliar) é usado para cortar chapa de aço carbono: quando a espessura da chapa aumenta de 1 mm para 5 mm, a pressão de corte a faixa diminui para 0,1-0,3MPa, 0,1-0,2MPa, 0,08-0,16MPa, 0,08-0,12MPa, 0,06-0,12MPa em ordem;

Quando a espessura da placa de aço carbono média e grossa aumenta de 6 mm para 10 mm, o gás auxiliar correspondente - faixa de pressão de oxigênio diminui para 0,06-0,12 MPa, 0,05-0,10 MPa e 0,05-0,10 MPa por sua vez; Ao cortar chapa de aço inoxidável com nitrogênio (gás auxiliar): quando sua espessura aumenta de 1mm para 6mm, a pressão de corte muda de 0,8-2,0MPa para 1,0-2,0MPa para 1,2-2,0MPa, que é corte de alta pressão.

2. Configuração de parâmetros - posição de foco, posição inicial de corte Quando o cliente tiver preparado a máquina de corte a laser, é melhor deixar o operador experiente depurar o equipamento.

Portanto, os parâmetros de corte devem ser ajustados tanto quanto possível. A pressão do ar, taxa de fluxo, distância focal e velocidade de corte devem ser ajustadas várias vezes. Os parâmetros fornecidos pela máquina não podem cortar peças de trabalho de alta qualidade.

A posição de foco muito alta fará com que a rebarba "inche", e a rebarba é muito dura e o lado não é liso. Também requer várias depurações para encontrar a posição do foco.

O fio de entrada deve estar devidamente afastado do submaterial para evitar o superaquecimento local e o "caroço derretido" na parte de trás do submaterial. A linha de entrada é relativa ao furo de passagem.

O orifício de abertura do arco também é chamado de "orifício inicial de corte". O diâmetro do orifício de abertura do arco é maior do que a costura de corte normal. Portanto, para melhorar a qualidade do corte e economizar a chapa, o orifício de abertura do arco deve ser colocado na sucata da chapa e não deve ser cortado próximo ao contorno da peça. E a linha de entrada é introduzida de duas maneiras: linha reta e arco.

Por exemplo, os parâmetros da máquina de corte a laser que corta o fio de entrada de aço inoxidável.

1. Ao cortar aço inoxidável de 1-3 mm, use um método único (pequeno círculo ou desaceleração).

2. Ao cortar aço inoxidável de 3-6 mm, adote dois métodos (corte de círculo pequeno ou redução de velocidade).

3. A pressão do ar para cortar pequenos círculos é 1,5 vezes maior do que para cortar.

Em geral, quando aparecem rebarbas nas superfícies frontal e posterior do submaterial, elas podem ser verificadas e resolvidas a partir dos seguintes aspectos:

1. O foco do feixe se desvia das posições superior e inferior.

2. A potência de saída da máquina de corte a laser não é suficiente.

3. A velocidade de corte do fio da máquina de corte é muito lenta.

4. A pureza do gás auxiliar não é suficiente.

6. Operação de fadiga da máquina de corte a laser.

O corte a laser de fibra óptica é um método de corte preciso e, muitas vezes, um erro de dados causará sua operação anormal; portanto, deve ser rigoroso no trabalho para reduzir erros.