Futuro do equipamento da máquina de corte a laser de fibra

- 2023-03-08-

XT Máquina de corte a laser de metal a laser

A máquina de corte a laser para metal é um tipo de equipamento de corte de material metálico. É amplamente utilizado no processamento de chapas metálicas, acessórios de hardware, fabricação de máquinas e outras indústrias. A máquina de corte a laser de metal desempenha um papel importante em todo o processo de produção. Uma vez que haja um problema, ele fará com que a produção não funcione normalmente e cause grandes prejuízos a todo o processo produtivo. Para garantir a operação contínua da máquina de corte a laser de metal e reduzir o desperdício de trabalho, é muito importante dominar a manutenção e o reparo!



As atuais máquinas de corte a laser são equipamentos pesados ​​de alta potência. Uma máquina de corte a laser tem dezenas de milhares ou mesmo centenas de milhares de equipamentos. Seu bom desempenho torna o trabalho de acompanhamento mais tranquilo e também reduz custos. Portanto, atenção deve ser dada durante a operação, e manutenção e manutenção devem ser feitas para aumentar a vida útil do equipamento, economizar custos, gerar maiores benefícios e garantir boas condições.

Cada máquina de corte a laser é equipada com um Manual de Manutenção do Equipamento, ao qual muitos usuários não prestam atenção suficiente. A vida útil dos componentes mecânicos e elétricos contidos no equipamento será afetada pelo ambiente ao redor (poeira e fumaça) do equipamento, e também está sujeito ao envelhecimento e até mesmo a falhas. Além disso, também é muito importante manter adequadamente o ambiente ao redor da máquina de corte a laser de fibra. Por exemplo, alguns usuários colocaram a área de pintura perto da máquina de corte a laser, o que irá corroer os componentes elétricos e afetar a qualidade do corte a laser por um longo tempo. A manutenção regular (remoção de poeira e enchimento de óleo) do equipamento de acordo com o "Manual de Manutenção" todos os dias, todas as semanas e todos os meses reduzirá efetivamente o impacto do meio ambiente nos componentes e os fará funcionar de forma eficiente e sem falhas por um muito tempo. A operação estável e normal da máquina de corte a laser é inseparável da operação normal e manutenção diária.

Limpeza do trilho guia

(Recomenda-se limpá-lo a cada meio mês e desligá-lo) Como um dos principais componentes do equipamento, o trilho-guia e o eixo linear são usados ​​para guiar e apoiar. Para garantir alta precisão de usinagem da máquina, seu trilho guia e linha reta devem ter alta precisão de guia e boa estabilidade de movimento. Durante a operação do equipamento, uma grande quantidade de poeira corrosiva e poeira será gerada durante o processamento das peças processadas. Essa fumaça e poeira serão depositadas na superfície do trilho guia e do eixo linear por um longo tempo, o que tem um grande impacto na precisão do processamento do equipamento e formará pontos de corrosão na superfície do eixo linear do trilho guia, encurtando assim a vida útil do equipamento. Para garantir a operação normal e estável da máquina e a qualidade do processamento do produto, a manutenção diária do trilho-guia e do eixo linear deve ser feita com cuidado. Atenção: Prepare um pano de algodão seco e óleo lubrificante para limpar o trilho-guia.

Limpeza do trilho-guia linear: primeiro mova o cabeçote do laser para a extrema direita (ou esquerda), encontre o trilho-guia linear conforme mostrado na figura acima, limpe-o com um pano de algodão seco até que fique brilhante e sem poeira, adicione um pouco óleo lubrificante (pode ser usado óleo de máquina de costura, não use óleo de motor) e empurre lentamente a cabeça do laser para a esquerda e para a direita várias vezes para distribuir uniformemente o óleo lubrificante. Limpeza do trilho guia de rolos: mova a viga para dentro, abra as tampas dos dois lados da máquina, localize o trilho guia como mostrado na figura acima, limpe o contato entre o trilho guia de ambos os lados e o rolo com pano de algodão seco e, em seguida, mova o feixe para limpar o resto.

Reposição de água e limpeza de caixas d'água

Sugestão: limpe o depósito de água e substitua a água de circulação uma vez por semana

Nota: Certifique-se de que o tubo do laser esteja cheio de água circulante antes de a máquina funcionar.

A qualidade e a temperatura da água circulante afetam diretamente a vida útil do tubo do laser. Recomenda-se usar água pura e controlar a temperatura da água abaixo de 35. Se a temperatura ultrapassar 35, é necessário substituir a água circulante ou adicionar gelo à água para reduzir a temperatura da água (recomenda-se que o usuário selecione um refrigerador ou use dois tanques de água).

Limpe o tanque de água: primeiro desligue a fonte de alimentação, desconecte o tubo de entrada de água, deixe a água no tubo do laser fluir automaticamente para o tanque de água, abra o tanque de água, retire a bomba de água e remova a sujeira da água bombear. Limpe o tanque de água, substitua a água circulante, restaure a bomba de água no tanque de água, insira o tubo de água conectando a bomba de água na entrada de água e arrume as juntas. Ligue a bomba de água separadamente e deixe-a funcionar por 2-3 minutos (encha o tubo do laser com água circulante).

Limpeza do ventilador

O uso prolongado do ventilador fará com que uma grande quantidade de poeira sólida se acumule no ventilador, fazendo com que o ventilador produza muito ruído e não conduza à exaustão e à desodorização. Quando a sucção do ventilador for insuficiente e a saída de fumaça não for suave, primeiro desligue a fonte de alimentação, remova os tubos de entrada e saída de ar do ventilador, remova a poeira de dentro, depois vire o ventilador de cabeça para baixo e puxe as pás do ventilador dentro até que estejam limpos e, em seguida, instale o ventilador.

Limpeza da lente

(Recomenda-se limpar antes do trabalho todos os dias, e o equipamento deve ser desligado) Existem três refletores e um espelho de foco na máquina de corte a laser de metal (o refletor nº 1 está localizado na saída de emissão do tubo do laser, ou seja, no canto superior esquerdo da máquina, o refletor nº 2 está localizado na extremidade esquerda do feixe, o refletor nº 3 está localizado na parte superior da parte fixa da cabeça do laser e o espelho de foco está localizado no tubo de espelho ajustável na parte inferior da cabeça do laser). O laser é refletido através dessas lentes Após o foco, ele é emitido pelo fio do laser. A lente é fácil de ser manchada com poeira ou outros poluentes, resultando em perda de laser ou danos à lente. Não remova as lentes nº 1 e nº 2 durante a limpeza, apenas limpe cuidadosamente o papel de limpeza da lente embebido em solução de limpeza ao longo do centro da lente até a borda. A lente nº 3 e a lente de foco precisam ser removidas do quadro, limpas com o mesmo método e recolocadas como estão após a limpeza.

tome cuidado:

1. A lente deve ser limpa com cuidado e o revestimento da superfície não deve ser danificado;

2. Manuseie com cuidado durante a limpeza para evitar quedas; Depois que o sistema de movimento funcionar por um período de tempo, os parafusos e acoplamentos na conexão de movimento ficarão soltos, o que afetará a estabilidade do movimento mecânico. Portanto, durante a operação da máquina, é necessário observar se há ruídos anormais ou fenômenos anormais nas peças de transmissão e, se forem encontrados problemas, é necessário reforçá-los e mantê-los no tempo. Ao mesmo tempo, a máquina deve usar ferramentas para apertar os parafusos um a um após um período de tempo. A primeira firmeza deve ocorrer cerca de um mês após o uso do equipamento.

Inspeção do caminho óptico

O sistema de caminho óptico da máquina de corte a laser de metal é completado pela reflexão do refletor e o foco do espelho de foco. No caminho óptico, o espelho de foco não apresenta problema de desvio, mas os três espelhos são fixados pela parte mecânica e a possibilidade de desvio é alta. Embora o desvio não ocorra em circunstâncias normais, é recomendável que o usuário verifique se o caminho óptico está normal antes de cada trabalho.