Nove padrões de julgamento para a qualidade de corte da máquina de corte a laser

- 2023-03-16-

XT Laser-máquina de corte a laser


A qualidade de uma máquina de corte a laser depende principalmente de sua qualidade de corte, que é o método mais direto para verificar a qualidade do equipamento. Para novos clientes, ao adquirir equipamentos, será solicitado que eles vejam primeiro o teste da máquina de corte a laser. Além da velocidade de corte do equipamento, o teste também depende da qualidade de corte da amostra. Então, como tratar a qualidade do corte? E no que prestar atenção. Vamos apresentá-lo em detalhes.



Como ver a qualidade de corte da máquina de corte a laser. Os nove padrões a seguir são indispensáveis:

1. Rugosidade

A peça de corte a laser forma uma linha vertical cuja profundidade determina a rugosidade da superfície de corte. Quanto mais clara a linha, mais suave o corte. A rugosidade afeta não apenas a aparência das arestas, mas também as características de atrito. Na maioria dos casos, a rugosidade deve ser minimizada, portanto, quanto mais leve o grão, melhor o efeito de corte.

2. Verticalidade

Quando a espessura da placa excede 10mm, a perpendicularidade da aresta de corte é muito importante. À medida que se afasta do foco, o feixe de laser diverge e a incisão se alarga para cima ou para baixo, dependendo da localização do foco. O desvio entre a aresta de corte e o plano vertical é de vários milímetros. Quanto mais vertical for a aresta, melhor será a qualidade do corte.

3. Largura de corte

Geralmente, a largura do corte não afeta a qualidade do corte. A largura do corte tem um efeito óbvio somente quando um perfil particularmente preciso é criado na peça. Isso ocorre porque a largura do corte determina o diâmetro interno mínimo do perfil. Portanto, para garantir a mesma alta precisão, a peça de trabalho deve ser mantida constante na área de processamento da máquina de corte a laser, independentemente da largura de corte.

4. Textura

Ao cortar chapas grossas em alta velocidade, o metal fundido não aparece na incisão abaixo do feixe de laser vertical, mas sai por trás do feixe de laser. Portanto, curvas são formadas na aresta de corte, que seguem de perto o feixe de laser em movimento. Para corrigir isso, reduzir a velocidade de avanço no final do processo de corte pode eliminar bastante o fenômeno de risco.

5. Falha menor

A formação de rebarbas é um fator muito importante na determinação da qualidade do corte a laser. Como a rebarbação requer trabalho adicional, a severidade e a quantidade de rebarbas podem determinar diretamente a qualidade do corte.

6. Deposição de material

A máquina de corte a laser primeiro encontra uma camada especial de líquido oleoso na superfície da peça de trabalho e, em seguida, começa a derreter o orifício perfurado. Durante o processo de corte, devido à vaporização e não utilização de diversos materiais, o cliente utiliza o vento para retirar o corte, mas a descarga ascendente ou descendente também formará sedimentos na superfície.

7. Amassados ​​e corrosão

A corrosão e corrosão podem afetar adversamente a superfície da aresta de corte, afetando sua aparência. Aparecem nos erros de corte que devem ser evitados de forma geral.

8. Zona afetada pelo calor

No corte a laser, a área ao redor do corte é aquecida. Ao mesmo tempo, a estrutura do metal também mudará. Por exemplo, alguns metais endurecem. A zona afetada pelo calor é a profundidade da área onde a estrutura interna muda.

9. Deformação

Se o corte causar um aumento acentuado da temperatura da peça de trabalho, a peça de trabalho será deformada. Isso é particularmente importante no acabamento porque o perfil e a faixa geralmente têm apenas alguns milímetros de largura. Controlar a potência do laser e usar um pulso de laser mais curto pode reduzir o aquecimento da peça e evitar o empenamento.