XT Laser - Máquina de corte a laser
Ao cortar materiais metálicos com uma máquina de corte a laser, o efeito de corte e a velocidade variam dependendo do material. Alguns materiais não são adequados para processamento com uma máquina de corte a laser. Na aplicação de máquinas de corte a laser, aço carbono e aço inoxidável são os materiais de corte mais ideais. "Os materiais, independentemente da velocidade ou efeito de corte, podem atingir um estado ideal. Que outros materiais as máquinas de corte a laser podem cortar além do aço carbono e do aço inoxidável?"
Aço estrutural.
Este material funciona melhor ao cortar com oxigênio. Use um laser de modo contínuo. Ao usinar curvas muito pequenas, o sistema de controle altera a velocidade de avanço ajustando a potência do laser. Ao usar oxigênio como gás de processamento, a aresta de corte pode ser ligeiramente oxidada. Para chapas de até 4 mm de espessura, o nitrogênio pode ser usado como gás de processamento para corte de alta pressão. Neste caso, a aresta de corte não será oxidada. Contornos complexos e furos pequenos (diâmetros menores que a espessura do material) devem ser cortados no modo de pulso. Isso evita cortar cantos afiados.
Quanto maior o teor de carbono, mais fácil é para a aresta de corte endurecer e mais provável é queimar os cantos.
Placas com alto teor de liga são mais difíceis de cortar do que placas com baixo teor de liga. Superfícies oxidadas ou jateadas podem degradar a qualidade do corte.
O calor residual na superfície da chapa tem um impacto negativo no efeito de corte. Para placas com espessura superior a 10 mm, melhores resultados podem ser obtidos usando uma placa de laser especial e aplicando óleo na superfície da peça durante o processamento. A película de óleo reduz a aderência da escória à superfície, facilitando muito o corte. O filme de óleo não afeta o efeito da ação de corte. Para eliminar a tensão, apenas a chapa de aço que passou por tratamento secundário é cortada. As impurezas no aço fundido sob condições de ebulição podem realmente ter um impacto significativo no efeito de corte. Para cortar o aço estrutural com uma superfície limpa, as seguintes dicas devem ser seguidas:.
Silício≤ 0,04% é a primeira escolha, adequada para processamento a laser. Silício <0,25% pode ser ligeiramente reduzido em alguns casos. Si<0,25% não é adequado para corte a laser e pode dar resultados piores ou inconsistentes. Nota: Para aço St52, a quantidade permitida de acordo com as normas DIN é Si≤ 0,55%. Este indicador é muito impreciso para processamento a laser. O corte de aço inoxidável requer o uso de oxigênio, e não importa se as bordas estão oxidadas.
O nitrogênio é usado para obter bordas livres de oxidação e rebarbas sem tratamento adicional.
Devido à possível alta potência do laser e ao uso de nitrogênio de alta pressão, a velocidade de corte pode ser equivalente ou superior à do oxigênio. Para cortar aço inox acima de 4mm com nitrogênio sem gerar rebarbas, é necessário ajustar a posição do foco. Redefinindo a posição de foco e reduzindo a velocidade, um corte limpo pode ser obtido, embora pequenas rebarbas sejam inevitáveis.
O revestimento de uma camada de filme de óleo na superfície da placa pode alcançar melhores resultados de perfuração sem reduzir a qualidade do processamento. Para aço inoxidável, escolha o corte a oxigênio: para chapas grossas acima de 5 mm, reduza a velocidade de alimentação e use o modo laser de pulso. Para perfuração e corte, o uso de bicos de alumínio e liga de alumínio com a mesma altura é mais adequado para corte em modo contínuo. Embora o alumínio tenha alta refletividade e condutividade térmica, dependendo do tipo de liga e da potência do laser, o alumínio pode ser cortado em uma espessura de 6 mm e pode ser cortado com oxigênio ou nitrogênio de alta pressão.
Ao cortar com oxigênio, a superfície de corte é áspera e dura. Apenas uma pequena quantidade de chama é gerada, mas é difícil de eliminar quando se usa nitrogênio, e a superfície de corte é lisa. Ao usinar placas abaixo de 3 mm, após otimização e ajuste, pode-se obter um corte quase sem rebarbas. Para chapas mais grossas, pode haver rebarbas difíceis de remover. O alumínio puro tem alta pureza e é difícil de cortar.
Quanto maior o teor de liga, mais fácil é o corte do material.
Recomendação: Você só pode cortar alumínio se tiver instalado um "absorvedor de refletor" em seu sistema. Caso contrário, a reflexão pode danificar os elementos ópticos. Placas de titânio são cortadas usando argônio e nitrogênio como gases de processo. Para outros parâmetros, consulte o aço níquel-cromo.
Cobre e latão.
Recomendação: Você só pode cortar alumínio se tiver instalado um "absorvedor de refletor" em seu sistema. Caso contrário, a reflexão pode danificar o elemento óptico.
Liga de titânio.
Corte de placas de titânio usando argônio e nitrogênio como gases de processo. Para outros parâmetros, consulte o aço níquel-cromo, cobre vermelho e latão, ambos com alta refletividade e excelente condutividade térmica. Latão com espessura inferior a 1 mm pode ser cortado com nitrogênio.
O cobre com espessura inferior a 2 mm pode ser cortado e o gás de processamento deve ser o oxigênio. Recomendação: Somente quando um dispositivo de "absorção reflexiva" estiver instalado no sistema, o cobre e o latão podem ser cortados. Caso contrário, a reflexão pode danificar o elemento óptico.