Comparação entre corte a laser e corte de chapa tradicional

- 2023-04-12-

XTLaser - Máquina de corte a laser


Processamento tradicional de chapas metálicas

Como as máquinas de corte (CNC) usam principalmente corte linear, embora possam cortar chapas de 4 metros de comprimento, elas só podem ser usadas para processamento de chapa metálica que requer apenas corte linear. Geralmente usado em indústrias que requerem apenas corte linear, como corte após achatamento.



As puncionadeiras CNC/torre têm maior flexibilidade na usinagem de curvas. Uma máquina de perfuração pode ter um ou mais conjuntos de requisitos especiais de máquinas de perfuração quadradas, circulares ou outras, que podem processar peças de chapa metálica específicas de uma só vez, mais comumente na indústria de chassis e gabinetes. A tecnologia de processamento necessária para eles é principalmente o corte de furos retos, quadrados e circulares, com padrões relativamente simples e fixos. A vantagem são os gráficos simples e a velocidade de processamento rápida de chapas finas, enquanto a desvantagem é a capacidade limitada de puncionamento para chapas de aço grossas. Mesmo que seja possível perfurar, a superfície da peça de trabalho ainda colapsará, o que requer um molde. O ciclo de desenvolvimento do molde é longo, o custo é alto e o grau de flexibilidade não é alto o suficiente.

O corte a chama, como um método de corte tradicional primitivo, costumava ter baixo investimento e baixos requisitos de qualidade de processamento. Se os requisitos forem muito altos, pode ser resolvido adicionando um processo de processamento mecânico, que tem uma quantidade muito grande no mercado. Agora usado principalmente para cortar chapas de aço grossas acima de 40mm. Suas desvantagens são deformação térmica excessiva durante o corte, incisão muito larga, desperdício de material, baixa velocidade de processamento e adequado apenas para usinagem de desbaste.

O corte com água de alta pressão é o uso de jatos de água de alta velocidade misturados com areia diamantada para cortar chapas. Quase não tem restrições de materiais e a espessura de corte pode atingir quase 100 mm. Também é adequado para materiais propensos a rachaduras durante o corte térmico, como cerâmica e vidro. Ele pode ser cortado, e materiais como cobre e alumínio, que possuem forte refletividade do laser, podem ser cortados com jato de água, mas o corte a laser apresenta obstáculos significativos. A desvantagem do corte com água é que a velocidade de processamento é muito lenta, muito suja, não é ecológica e os consumíveis também são altos.

O corte a plasma e o corte a plasma fino são semelhantes ao corte por chama. A zona afetada pelo calor é muito grande, mas a precisão é muito maior do que o corte por chama. A velocidade também tem um salto de ordem de grandeza, tornando-se a principal força no processamento de chapas. O limite real de precisão de corte da máquina doméstica de corte a plasma fino CNC atingiu o limite inferior do corte a laser, e a velocidade de corte da placa de aço carbono de 22 mm atingiu mais de 2 metros por minuto. A face final de corte é lisa e plana, com a melhor inclinação. Controle a temperatura dentro de 1,5 graus. A desvantagem é que a deformação térmica é muito grande e a inclinação é grande ao cortar chapas de aço finas. Em situações onde a precisão é necessária e os consumíveis são relativamente caros, ele é impotente.

O processamento a laser tem as seguintes características:

1. A densidade de potência do laser é alta e a temperatura do material aumenta rapidamente, derrete ou vaporiza após a absorção do laser. Mesmo materiais com alto ponto de fusão, alta dureza e fragilidade podem ser processados ​​por laser.

2. Não há contato entre o cabeçote do laser e a peça de trabalho e não há problema de desgaste da ferramenta.

3. A peça de trabalho não é afetada pela força do chip de usinagem.

4. O diâmetro do ponto do feixe de laser pode ser tão pequeno quanto micrômetros, e o tempo de ação pode ser tão curto quanto nanossegundos e picossegundos. Ao mesmo tempo, a potência de saída contínua dos lasers de alta potência pode atingir a ordem de quilowatts a dezenas de milhares de watts, de modo que os lasers são adequados para microprocessamento de precisão e também para processamento de chapas metálicas em grande escala.

5. O raio laser é fácil de controlar. Combinado com máquinas de precisão, tecnologia de medição de precisão e computadores eletrônicos, pode alcançar alta automação e precisão no processamento.

O corte a laser é uma revolução tecnológica no processamento de chapas metálicas e um "centro de usinagem" no processamento de chapas metálicas. O corte a laser tem alta flexibilidade, velocidade de corte rápida, alta eficiência de produção e ciclo curto de produção do produto, que conquistou um amplo mercado para os clientes. O corte a laser não tem força de corte e não se deforma durante o processamento. Sem desgaste da ferramenta, boa adaptabilidade do material. As peças simples e complexas podem ser cortadas a laser para prototipagem rápida e precisa. A costura de corte é estreita, a qualidade do corte é boa, o grau de automação é alto, a operação é simples, a intensidade de trabalho é baixa e não há poluição. Ele pode obter corte e layout automático de material, melhorar a utilização do material, reduzir os custos de produção e ter bons benefícios econômicos. Esta tecnologia tem uma vida útil longa e efetiva.