XTLaser - Máquina de corte a laser de metal
A qualidade de uma máquina de corte a laser para metais depende principalmente de sua qualidade de corte, que é o método mais direto para inspecionar a qualidade do equipamento. Para novos clientes, ao adquirir equipamentos, eles deverão primeiro verificar a impermeabilização da máquina de corte a laser de metal. Além da velocidade de corte do equipamento, a amostragem também depende da qualidade de corte da amostra. Então, como você vê a qualidade do corte e a quais aspectos você deve prestar atenção? Abaixo, darei uma introdução detalhada.
Qual é a qualidade de corte da máquina de corte a laser para metal? Os nove padrões a seguir são indispensáveis:
1. Rugosidade: A seção de corte a laser formará uma linha vertical. A profundidade da linha determina a rugosidade da superfície de corte. Quanto mais rasa a linha, mais suave o corte. A rugosidade não afeta apenas a aparência das arestas, mas também afeta as características de atrito. Na maioria dos casos, deseja-se minimizar a rugosidade, portanto, quanto mais clara a textura, melhor a qualidade do corte.
2. Perpendicularidade: Se a espessura da peça de chapa metálica exceder 10 mm, a perpendicularidade da aresta de corte é muito importante. Quando você sai do foco, o feixe de laser divergirá e o corte se alargará para cima ou para baixo com base na posição do foco. O desvio da aresta de corte da linha vertical é de vários milímetros e, quanto mais perpendicular for a aresta de corte, maior será a qualidade do corte.
3. Largura de corte: De um modo geral, a largura da costura de corte não afeta a qualidade do corte. A largura do corte tem um impacto significativo somente quando um contorno particularmente preciso é formado dentro da peça. Isso ocorre porque a largura da incisão determina o diâmetro interno mínimo da incisão. À medida que a espessura da placa aumenta, a largura da costura de corte também aumenta. Portanto, para garantir a mesma alta precisão, independentemente da largura da incisão, a peça de trabalho deve ser constante na área de processamento da máquina de corte a laser.
4. Textura: Ao cortar chapas grossas em alta velocidade, o metal fundido não aparece na incisão abaixo do feixe de laser vertical, mas é pulverizado por trás do feixe de laser. Como resultado, curvas são formadas na aresta de corte e essas curvas seguem de perto o feixe de laser em movimento. Para corrigir esse problema, reduzir a taxa de avanço no final do processo de corte pode eliminar muito a formação de linhas.
5. Falha menor: A formação de rebarbas é um fator muito importante na determinação da qualidade do corte a laser. Como a remoção de rebarbas requer trabalho adicional, a gravidade e a quantidade de rebarbas podem determinar intuitivamente a qualidade do corte.
6. Deposição de material: A máquina de corte a laser aplica uma camada especial de fluido oleoso na superfície da peça de trabalho antes do início da fusão e perfuração. Durante o processo de corte, devido à gaseificação e ao não uso de vários materiais, os clientes usam o vento para quebrar o corte, mas a descarga ascendente ou descendente também pode formar sedimentos na superfície.
7. Pitting e corrosão: Pitting e corrosão podem ter efeitos adversos na superfície da aresta de corte, afetando sua aparência. Eles aparecem nos erros de corte que normalmente devem ser evitados.
8. Zona afetada pelo calor: no corte a laser, a área próxima ao corte é aquecida. Ao mesmo tempo, a estrutura do metal também sofrerá alterações. Por exemplo, alguns metais podem endurecer. A zona afetada pelo calor refere-se à profundidade da área onde a estrutura interna muda.
9. Deformação: Se a incisão fizer com que a peça aqueça rapidamente, ela se deformará. Isso é particularmente importante na usinagem de precisão, pois o contorno e a trama da usinagem de precisão geralmente têm apenas alguns décimos de milímetro de largura. Controlar a potência do laser e usar pulsos de laser mais curtos pode reduzir o aquecimento da peça e evitar deformações.