XT Laser - Máquina de corte a laser para chapas metálicas
As máquinas de corte de metal às vezes são chamadas de máquinas de corte a laser de metal, já que a maioria dos processos de corte de metal agora usa máquinas de corte a laser para substituir os processos tradicionais. Portanto, existem apenas algumas diferenças em termos de terminologia. A razão pela qual as máquinas de corte de metal são populares é principalmente porque os materiais metálicos que antes eram difíceis de processar estão sendo cada vez mais usados. Com o desenvolvimento da tecnologia, os métodos tradicionais de processamento de chapas metálicas não podem mais atender às necessidades modernas de produção. O surgimento de máquinas de corte a laser para chapas metálicas trouxe mudanças revolucionárias nos métodos de processamento de materiais metálicos.
O corte de metal é um importante processo de produção na indústria da construção industrial e em outros campos. As máquinas de corte de metal, também conhecidas como máquinas de corte a laser de metal ou máquinas de corte a laser de chapas de metal, liberam energia quando o feixe de laser é irradiado na superfície da peça de metal para derreter e evaporar, a fim de atingir o objetivo de cortar ou esculpir. Eles têm alta precisão, corte rápido, não estão limitados a limitações de padrão de corte, composição automática economiza materiais e cortes suaves, baixo custo de processamento e outras características.
Entende-se que a nova geração de sistemas avançados de corte a laser possui bons modos ópticos, pequenas costuras de corte e alta precisão; A cabeça de corte de acompanhamento mecânico entra em contato direto com a chapa de metal para movimento, e o foco do laser permanece inalterado. A velocidade e a qualidade do corte são uniformes e consistentes em toda a superfície de trabalho; Adotando posicionamento de trilho de guia duplo e transmissão de fuso de esferas, possui velocidade rápida, alta precisão, movimento suave, bom desempenho dinâmico e longa vida útil; A máquina-ferramenta está equipada com interruptores de fim de curso anticolisão e barras anti-colisão de poliuretano nas direções de movimento vertical e horizontal, garantindo a máxima segurança durante a operação da máquina; O sistema de programação automática gera diretamente programas de usinagem a partir de arquivos gráficos, e o computador simula o caminho de usinagem dos gráficos, melhorando a eficiência da usinagem e a utilização do material.
As máquinas de corte de metal, como um novo tipo de ferramenta, estão sendo cada vez mais utilizadas em diversas indústrias. Então, como o corte a laser é usado e como a qualidade do corte a laser pode ser distinguida?
Primeiramente, a energia do laser é concentrada na forma de luz em um feixe de alta densidade, que é transmitido à superfície de trabalho para gerar calor suficiente para derreter o material. Além disso, o gás de alta pressão coaxial com o feixe remove diretamente o metal fundido, atingindo assim o objetivo do corte. Isso indica que o processamento de corte a laser é fundamentalmente diferente do processamento mecânico de máquinas-ferramenta.
Ele utiliza um feixe de laser emitido por um gerador de laser, que é focado em um feixe de laser de alta densidade de potência por meio de um sistema de circuito externo. O calor do laser é absorvido pelo material da peça de trabalho e a temperatura da peça de trabalho aumenta acentuadamente. Depois de atingir o ponto de ebulição, o material começa a vaporizar e formar buracos. À medida que a viga se move em relação à peça de trabalho, o material eventualmente forma uma fenda. Os parâmetros do processo (velocidade de corte, potência do laser, pressão do gás, etc.) e a trajetória do movimento durante o corte são controlados pelo sistema CNC, e a escória na ranhura é soprada por gás auxiliar a uma certa pressão.
Durante o processo de corte de metal a laser, também são adicionados gases auxiliares adequados para o material a ser cortado. Durante o corte do aço, o oxigênio é usado como gás auxiliar para produzir reações químicas exotérmicas com o metal fundido para oxidar o material, além de ajudar a remover a escória dentro da grade. Para peças de metal com requisitos de alta precisão de processamento, o gás nitrogênio pode ser selecionado como gás auxiliar na indústria.
Muitos materiais metálicos, independentemente de sua dureza, podem ser cortados sem deformação usando uma máquina de corte a laser de chapa metálica (atualmente, a máquina de corte a laser de metal mais avançada pode cortar aço industrial com uma espessura de quase 100 mm). Obviamente, para materiais de alta refletividade, como ouro, prata, cobre e ligas de alumínio, eles também são bons condutores de transferência de calor, dificultando ou mesmo impossibilitando o corte a laser (alguns materiais difíceis de cortar podem ser cortados usando um feixe de laser de onda de pulso, como a potência de pico extremamente alta da onda de pulso pode aumentar instantaneamente o coeficiente de absorção do feixe do material).