Processo de operação e uso da máquina de corte a laser

- 2023-05-31-

XT Laser - Máquina de corte a laser

Proficiente na operação de máquinas de corte a laser pode atender melhor às necessidades diárias de produção. A operação das máquinas de corte a laser é dividida em hardware e software. O hardware se concentra principalmente no foco. Ao focar, todas as partes do corpo não devem bloquear o caminho do laser, tome cuidado com queimaduras. Software: Existe um software especializado para máquinas de corte a laser que pode ser usado em conjunto com softwares de design convencionais, como CAD, Photoshop, etc. , e outras operações de hardware (preste atenção à segurança durante a operação, tome cuidado com o caminho óptico do laser e não use o caminho óptico). Porém, na parte de software, diferentes parâmetros são definidos de acordo com os diferentes materiais a serem processados. Sem o treinamento de pessoal profissional, é realmente demorado explorar por conta própria, então você não entende as máquinas a laser. É melhor ter um bom entendimento de como operar com o fabricante. Por exemplo,XT A Laser, fabricante de máquinas de corte a laser de média e baixa potência, fornecerá treinamento individual aos clientes durante o processo de instalação após a compra da máquina. Abaixo está uma breve lista dos procedimentos operacionais para máquinas de corte a laser.


As etapas do processo de operação da máquina de corte a laser são as seguintes:

1. Cumpra os procedimentos operacionais gerais de segurança da máquina de corte. Siga rigorosamente o programa de inicialização do laser para iniciar o laser.

2. O operador deve passar por treinamento, estar familiarizado com a estrutura e desempenho do equipamento e dominar conhecimentos relevantes do sistema operacional.

3. Use equipamento de proteção trabalhista de acordo com os regulamentos e use óculos de proteção que atendam aos regulamentos próximos ao feixe de laser.

4. Não processe um material até que esteja claro se ele pode ser irradiado ou aquecido por laser, para evitar o perigo potencial de geração de fumaça e vapor.

5. Quando o equipamento estiver em operação, os operadores não poderão sair de seus cargos ou confiar alguém para cuidar deles sem autorização. Se for realmente necessário sair, a máquina deverá ser desligada ou o interruptor de alimentação deverá ser desligado.

6. Mantenha o extintor de incêndio ao seu alcance; Desligue o laser ou o obturador quando não estiver processando; Não coloque papel, tecido ou outros materiais inflamáveis ​​perto de raios laser desprotegidos.

7. Quando for encontrada alguma anormalidade durante o processamento, a máquina deve ser desligada imediatamente, as falhas devem ser imediatamente eliminadas ou comunicadas ao supervisor.

8. Mantenha o laser, a base e a área circundante limpos, organizados e livres de manchas de óleo e empilhe peças de trabalho, placas e materiais residuais de acordo com os regulamentos.

9. Ao utilizar cilindros de gás, é importante evitar danificar os fios de soldagem para evitar acidentes com vazamento. O uso e transporte de cilindros de gás devem obedecer aos regulamentos de supervisão de cilindros de gás. Não exponha os cilindros de gás à luz solar direta ou perto de fontes de calor. Ao abrir a válvula da garrafa, o operador deve ficar ao lado do bocal da garrafa.

10. Siga as normas de segurança de alta tensão durante a manutenção. Siga os regulamentos e procedimentos de manutenção a cada 40 horas de operação ou semanalmente, a cada 1.000 horas de operação ou a cada seis meses.

11. Após ligar a máquina, ela deve ser iniciada manualmente em baixa velocidade nas direções X e Y para verificar e confirmar se há alguma anormalidade.

12. Após inserir o novo programa da peça, ele deve ser testado primeiro e seu funcionamento verificado.

13. Ao trabalhar, preste atenção ao observar o funcionamento da máquina-ferramenta para evitar acidentes causados ​​pela saída da máquina de corte da faixa efetiva de deslocamento ou colisão entre as duas máquinas.

14. Programação do layout, que é a etapa de colocação da peça que precisa ser recortada na chapa através do posicionamento virtual, garantindo que ela não será recortada.

15. Levante a placa e carregue o material. Nesta etapa é importante colocar os materiais o mais retos possível, caso contrário será difícil alinhar as bordas.

16. Substitua a cabeça do laser e outros acessórios de acordo com a espessura da placa. Diferentes espessuras de placa correspondem a diferentes cabeçotes de laser.

17. Pesquisa de borda e corte de ajuste de parâmetros.

O texto acima é basicamente as etapas atuais da operação do laser. Se ainda não tiver certeza, é recomendável consultar diretamente o fabricante da máquina de corte a laser.