XT Máquina de corte a laser para metal
Como funciona a máquina de corte a laser de metal durante o processamento
A primeira coisa a apresentar a você é o princípio de processamento de uma máquina de corte a laser de metal: o laser emitido pelo laser é focado por uma lente e converge para um ponto muito pequeno no ponto focal. A peça de trabalho em seu ponto focal é irradiada por um ponto laser de alta potência, que gera uma alta temperatura local de mais de 9.000° C, fazendo com que a peça de trabalho vaporize instantaneamente. Além disso, o gás auxiliar de corte é usado para soprar o metal vaporizado e, à medida que a máquina-ferramenta CNC se move, para atingir o objetivo de corte.
Devido à sua alta dureza e resistência a altas temperaturas, as ligas de alta temperatura são difíceis de garantir precisão ao usar o corte a laser. Portanto, em comparação com o aço em geral, as principais dificuldades no uso de máquinas de corte a laser de metal para processar ligas de alumínio em alta temperatura são:
1. Alta tendência de endurecimento por trabalho. Por exemplo, a dureza da matriz do GH4169 sem tratamento de reforço é cerca de HRC37. Após ser cortado por uma máquina de corte a laser de metal, uma camada de endurecimento de cerca de 0,03 mm será gerada na superfície, e a dureza aumentará para cerca de HRC47, com um grau de endurecimento de até 27%. O fenômeno do endurecimento por trabalho tem uma grande influência na vida útil do macho de ponta oxidado, o que geralmente resulta em severo desgaste limite.
2. O material tem baixa condutividade térmica. A grande quantidade de calor de corte gerado durante o corte de ligas de alta temperatura é suportada pelo macho da ponta de oxidação, e a ponta da ferramenta suporta uma temperatura de corte de até 700-9000℃. Sob a ação de alta temperatura e alta força de corte, ocorrerão deformação plástica, adesão e desgaste por difusão da aresta de corte.
3. Alta força de corte. A resistência das ligas de alta temperatura é mais de 30% maior do que a dos materiais de liga de aço comumente usados para turbinas a vapor. Em temperaturas de corte acima de 600℃, a resistência dos materiais de liga de alta temperatura à base de níquel ainda é maior do que a dos materiais de liga de aço comuns. A força de corte unitária de ligas não reforçadas de alta temperatura é superior a 3.900N/mm2, enquanto a do aço-liga comum é de apenas 2.400N/mm2.
4. Os principais componentes das ligas à base de níquel são o níquel e o cromo, e uma pequena quantidade de outros elementos, como molibdênio, tântalo, nióbio, tungstênio, etc. Vale ressaltar que tântalo, nióbio, tungstênio, etc. também são os principais componentes utilizados na fabricação de machos com ponta de oxidação para ligas duras (ou aço rápido). O processamento de ligas de alta temperatura com esses machos com ponta de oxidação causará desgaste por difusão e desgaste abrasivo.
As placas de ferro enferrujadas podem ser cortadas diretamente com uma máquina de corte a laser
A ferrugem em materiais metálicos, como placas de ferro e aço carbono, é um fenômeno muito normal no sul úmido e quente. As placas enferrujadas podem ser cortadas diretamente com uma máquina de corte a laser? A resposta é, obviamente, não.
Todo mundo sabe que as máquinas de corte a laser são ferramentas divinas para cortar ferro como lama, mas o laser das máquinas de corte a laser é impotente contra superfícies enferrujadas. Como o laser em si não pode se tornar uma fonte de luz, o calor só pode ser gerado após ser absorvido pela superfície da peça de chapa metálica. Para materiais que não enferrujaram e já enferrujaram, a absorção do laser é muito diferente e o efeito de corte também é diferente.
Tomando como exemplo uma placa enferrujada abaixo de 5 mm, cortar uma placa uniformemente enferrujada como um todo resultará em melhor desempenho de corte do que placas enferrujadas irregulares. Como a placa geral enferrujada absorve o laser uniformemente, ela pode realizar um bom corte. Para materiais com ferrugem irregular na superfície, a condição da superfície do material deve ser uniforme antes do corte. Obviamente, se as condições permitirem, ainda é recomendável usar primeiro uma máquina de polimento para tratamento de remoção de ferrugem.
Para chapas enferrujadas mais espessas, se uma máquina de corte a laser for usada diretamente para cortar a chapa enferrujada, é fácil causar corte incompleto, má qualidade de corte e até respingos de escória, o que pode causar danos à lente protetora ou até mesmo focar no lente, fazendo com que o corpo cerâmico exploda. Portanto, ao cortar materiais grossos e enferrujados, é necessário primeiro remover a ferrugem antes de cortar.